Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Drogas - Motivos que levam à procura

Quando vemos alguma reportagem, notícia ou entrevista falando sobre o assunto drogas, logo vem à nossa cabeça: Se existem tantos indicativos de que as drogas só nos prejudica, por que ainda tem pessoas que usam? O que passa pela cabeça delas quando experimentam pela primeira vez? Para saber a resposta, basta olhar para o lado e refletir:

                               

1- Muitas vezes a criança ou adolescente, nunca pensou em usar drogar, mas quando surgiu uma oportunidade a pessoa experimentou e viciou. Muitos jovens frequentam bares, bailes e festas e é justo nesses lugares que pode surgir uma oportunidade perfeita para a primeira vez. Jovens com seus amigos e sem adultos que se responsabilizem por perto são as duas principais causas para que o jovem resolva experimentar a droga, mesmo sem razões sérias para isso.

2- Curiosidade. Faz parte da juventude de todos nós, ter curiosidade, querer saber mais, sentir, e isso é completamente normal, porém devemos ter mais cuidado para não cair nessa armadilha. E o segredo para evitar as drogas, não é somente o auto controle, mas tentar desviar essa curiosidade para algo que promova nossa saúde e bem-estar.  

3- Usar drogas pode ser visto como algo positivo, pelo adolescente ou pelo grupo. Muitos jovem veem a droga como algo que possa aumentar sua popularidade no grupo, como se a droga tornasse ele mais legal, o que é uma visão precipitada de um jovem sem acesso à informação ou teve à obteve incorreta. A melhor forma de evitar que isso aconteça é oferecendo conhecimento.

4- As drogas podem modificar emoções ou sentimentos. As vezes o jovem está depressivo ou passando por grandes dificuldades e para fugir dessa triste realidade, vai à procura das drogas. E muito comum a separação dos pais, notas baixas na escola, brigas com amigos e professores ou até mesmo a perda de um ente querido. Esses fatores podem ser a chave para o vício, já que é um momento de fraqueza e tristeza e o jovem assim como qualquer outro ser humano, busca uma saída desse mundo, que é encontrada nas drogas.

5- Pressão do grupo. Em muitos casos, o jovem tem consciência das consequências do uso, mas se sente obrigado a usar já que o grupo oprime ou o ridiculariza por não querer usar as drogas ou achar que é perigoso. Os jovens com maiores dificuldades de aceitação do grupo, que se sentem isolados, pouco amados ou com baixo autoestima tem maior tendencia a serem oprimidos pelo grupo de amigos. Eles acham que devem fazer o que os amigos querem para serem aceitos pela sociedade. E a única maneira de impedir que isso aconteça é conscientizar o jovem que os amigos vão sempre querer seu bem, e não o submeter a "testes".

6- Também entra a facilidade de obtenção e de acesso, o fato de estar na "moda" e por ser barato (inicialmente).

Fontes:
http://tudosobreseguranca.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=196&Itemid=135
http://pt.shvoong.com/books/1805112-os-motivos-que-levam-%C3%A1s/

Nenhum comentário:

Postar um comentário