Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Reabilitação

   O número de ultilizadores de drogas pesadas está entre 400 e 500 mil pessoas no Brasil, a maioria jovens. Ingressar no mundo das drogas é algo muito fácil, o difícil é conseguir sair dele. Após algum tempo sustentando esse vício, muitas pessoas procuram a desintoccicação deste e com isso encontram muitas dificuldades, pois o processo nunca é fácil. Para isso, ultilizamos o metodo da reabilitação.
         
            Primeiramente, o paciente tem de estar ciente de sua situação, precisa ter determinação e querer ajudar a si mesmo, e também precisa muito apoio dos familiares, o que é de muita importância para o paciente não sentir-se sozinho e saber que alguém o apoia.
            O tratamento nunca é igual para todos os pacientes, pois cada um tem uma reação diferente. Existem vários tipos de tratamentos como:
· Tratamento médico;
· Terapias cognitivas e comportamentos;
· Psicoterapias;
· E grupos de auto-ajuda.
Apesar dos diferentes tipos de tratamentos nem todos os dependentes de drogas conseguem livrar-se do vício com estes. O ultilizamento de ex-drogados para esses tipos de tratamentos é algo positivo pois eles podem identificar-se com o paciente e conseguir entender melhor seus problemas podendo ajudar na reabilitação.
A maior parte destes tratamentos abrange apenas o tratamento de dependencia de drogas sendo que muitas pessoas só usam a droga como recurso para esquecer outros problemas e é de extrema importancia que esses transtornos sejam tratados, pois se isso não ocorrer há grande possibilidade da pessoa voltar a dependência. Como por exemplo um dependente de drogas que também possui depressão, além de receber o tratamento para reabilitação das drogas deve receber tratamento para a depressão também.
Para o tratamento dar certo os primeiros passos devem ser a abstinencia total de uso de drogas. Os primeiros dias sem drogas são difíceis, pois o corpo e a mente já estão acostumados com aquela substancia sendo ingerida sempre e os dois acabam por necessitar dela. Os sintomas de abstinência tem duração curta: de 5 a 10 dias o corpo já não necessita mais da droga.
Durante esse período, o paciente pode desenvolver problemas pisiquiátricos potencialmente ameaçadores ou muito desconfortaveis e normalmente a pessoa devera ser medicada. A medicação é para a sensação de “precisar” da droga passar por um tempo e não é o real tratamento porque esse medicamento não deve ser ultilizado durante a vida toda, pois o remédio não pode substituir a droga de abuso.
Ainda existem alguns casos que, apesar da medicação, o paciente encontra dificuldades para se manter longe das drogas e em outros o paciente apresenta transtornos mentais como, por exemplo, risco de suicídio e confusão mental. Para isso, é aconselhavel que o paciente seja internado em um hospital psiquiatrico para que consiga vencer a etapa da abstinencia.
Desde o inicio o paciente deve saber que pricisara de um tratamento não-medicado para o resto da vida, se este desejar a recuperação completa. Esse tratamento pode ser um dos tipo citados anteriormente. Após a abstinência inicial, o paciente já devera estar sem medicação e recomeçara aos poucos a re-montar sua vida sem as drogas. Em alguns casos, a ajuda psicoterapeutica individual ajuda o paciente na hora de re-estruturar a sua vida, no entanto, somente a psicoterapia individual, sem o suporte grupal, não dá bons resultados. O tempo de duração do tratamento muda de acordo com o paciente e a sua vontade de largar as drogas e também o quão viciados eles estavam.
O vício das drogas pode ser vencido, basta acreditar e ter vontade de vencê-lo, pois os recursos estarão sempre disponíveis para todos.


Fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário